quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Roberta Sá fala sobre o novo trabalho. Leia entrevista!


Entre os nomes de cantoras que vêm se consolidando no Brasil, Roberta Sá é um dos destaques. Este mês, ela lançou seu primeiro trabalho ao vivo, o CD e DVD "Pra se ter alegria", pela Universal Music. O disco traz músicas de "Braseiro", lançado em 2005, e "Que Belo Dia pra se ter Alegria", de 2007, além de algumas parcerias e canção inédita.


"A gente já vinha fazendo esse show há um tempo. Os músicos que me acompanham, tocam comigo desde 2005, quando lancei meu primeiro disco, 'Braseiro': Rodrigo Campello (violão 7 cordas, cavaquinho,programações), que é também produtor dos meus dois discos e deste DVD; Élcio Cáfaro (bateria), Jovi Joviniano (percussão) e Antônia Adnet (violão 7 cordas e vocais). O Ronaldo Diamante (contrabaixo) entrou para gravação do DVD, mas parece que já faz mais tempo, de tão certo que deu. São profissionais e pessoas maravilhosas, generosas, e sinto uma alegria enorme de dividir o palco com eles. Para gravar, ensaiamos as canções para limpar dos arranjos alguns vícios que normalmente adquirimos na estrada", conta Roberta.


Tudo foi gravado em um dia, em abril deste ano, no Rio de Janeiro. O figurino foi produzido por Isabela Capeto e traz um vestido que vai se transformando ao longo do show, da mesma forma que o cenário de Gringo Cardia. "Painéis e faixas de tecido vão se revezando, fazendo com que o público tenha a sensação que existem vários cenários diferentes. A luz, que é um projeto genial do Samuel Betts, valoriza muito tanto o cenário quanto o figurino. Tudo isso orquestrado por Bianca Ramoneda e Pedro Luís, responsáveis pela direção do show. A direção do DVD é da Samba Filmes, produtora de Dora Jobim, Gabriela Gastal e Gabriela Figueiredo. A direção musical é de Rodrigo Campello e a produção de áudio é de Renato Alscher e Rodrigo Campello. Pra mim, essa é a equipe dos sonhos e eles fizeram um belíssimo trabalho! O resultado é bem feminino e brasileiro", completa.



O DVD traz 21 faixas e o CD tem 14. Todas as músicas foram gravadas no show ao vivo e o bônus fica por conta de quatro canções gravadas em estúdio, além da inédita 'Agora Sim', que tem parceria com Carlos Rennó e Pedro Luís. "Acho que o registro ao vivo pode ser a consequência natural de um projeto em estúdio. Provavelmente farei muitos. A dificuldade maior é que são 21 músicas gravadas no mesmo dia e, por isso, a adrenalina é alta! Tudo tem que dar certo naquela hora de show. A gravação em estúdio tem um tempo mais confortável. Se não ficar bom, você pode regravar quantas vezes quiser. Mas, ao vivo, tem o calor da plateia, o que é maravilhoso", diz a cantora, que canta ainda músicas de Chico Buarque, Ney Matogrosso e Yamandú Costa.

A esses nomes, a artista não dispensa elogios: "o Ney e o Chico são duas grandes referências. Me apaixonei pela música brasileira através do trabalho deles. O Yamandú Costa, Trio Madeira Brasil e Antônio Zambujo, são todos artistas da minha geração. O bacana é que cada um vem de um lugar diferente, portanto, trazem bagagens musicais muito ricas e distintas. Todos estão produzindo muito e bem. A ideia dos encontros veio da necessidade de sair um pouco do ambiente do palco e mostrar para o público uma outra maneira de fazer música, mais íntima e descompromissada, como se fazia antigamente. Foi uma delícia! Me sinto privilegiada e muito bem acompanhada". Ela lembra também que o objetivo do trabalho era fazer um registro do momento, que é, na verdade, o início da carreira de Roberta Sá.

"'Agora sim' é uma parceria minha com Pedro Luís e Carlos Rennó. O Pedro é o compositor que mais gravei. Só no DVD são sete canções das quais duas são nossas. Era mais que natural que ele fizesse parte desta celebração. Foi maravilhoso tê-lo no palco fazendo 'Girando na renda'. O Hamilton de Holanda já havia participado do 'Que belo estranho dia pra se ter alegria'. Ele é um dos maiores músicos do planeta, muito inovador no instrumento que escolheu. É uma enorme alegria fazer esse dueto de voz e bandolim em 'Novo amor'. Tem também o 'Samba do Balanço', sucesso na voz do grande cantor Miltinho, que tenho o prazer de revisitar com Marcelo D2. Participei do disco do Marcelo e foi incrível. Este DVD, sem dúvida, confirmou parcerias que são muito preciosas pra mim", dispara Roberta, que revisita Dorival Caymmi, durante a música 'A Vizinha do Lado', e Marcelo Camelo, em 'Casa Pré-Fabricada'.
As quatro faixas-bônus do trabalho estarão disponíveis para download no CD. Novos trabalhos? Ela responde: "meu maior prazer é buscar canções pra cantar, pensar em projetos, fazer discos. Tenho muita coisa inédita, mas nada tem o lugar certo ainda. Está tudo muito embrionário". Então, vamos aguardar.

por Carol Tavares

Fonte: Uol


Nenhum comentário:

Postar um comentário